Fischer será homenageado como “Homem do Arroz” na 17ª Abertura da Colheita

Título é reconhecimento pelo trabalho desenvolvido à frente do IRGA.

O presidente e diretor técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, será homenageado como o “Homem do Arroz”, durante a 17ª Abertura Oficial da Colheita, de 02 a 04 de março, em São Gabriel. Fischer é engenheiro e funcionário da Autarquia há 27 anos, sendo um dos precursores do Programa Arroz RS, um marco para a orizicultura gaúcha. O prêmio é o reconhecimento da Federarroz aos destaques do setor.

Fischer é o idealizador e atual presidente do conselho da Fundação Irga (FundaIrga), entidade que dará mais mobilidade as ações da Instituto. Ele tem um trabalho atuante frente aos produtores de arroz do Estado, participando ativamente de roteiros técnicos e dias de campo e levando, junto com os pesquisadores, as novas tecnologias aos arrozeiros.

O presidente é membro do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado – Flar – e representante do Irga na coordenação do grupo de arroz pré-germinado. Quando assumiu a Autarquia, Fischer adotou como meta produzir mais arroz em menor área, com menos água e mais qualidade. O trabalho vem dando certo, e o Rio Grande do Sul se consolidou como maior produtor do Brasil, com altos índices de produtividade, além da promoção da sustentabilidade ambiental.

Neste mês houve, também, a assinatura de um convênio com a Agência Nacional das Águas (ANA) para reduzir o consumo das lavouras. O projeto piloto será na Bacia dos rios do Sinos e Gravataí, antigo problema que começará a ser solucionado.

Currículo

Nascido em Rio Pardo em 1951, Maurício Fischer é funcionário do Irga desde 1980. Em 1995 assumiu a gerência da divisão de pesquisa do Instituto em Cachoeirinha, cargo que ocupou até 2001. No período, trabalhou no Departamento de Obras e Assistência Técnica (DOAT) e no centro de treinamento de mão-de-obra rural. Fischer é formado em engenharia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem mestrado em engenharia agrícola pela mesma escola.

Fischer foi, ainda, presidente da Sociedade Sul-Brasileira de Pesquisadores de Arroz Irrigado – Sosbai – de 1999 a 2001 e é o atual diretor técnico da Autarquia.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter